IMPLICAÇÃOS DA CONSTRUÇÃO DA HIDRELÉTRICA CACHOEIRA CALDEIRÃO SOBRE A ATIVIDADE PESQUEIRA, EM PORTO GRANDE, NO AMAPÁ

Palavras-chave: Pescadores artesanais. Município de Porto Grande. Rio Araguari. Hidrelétrica.

Resumo

Este estudo buscou analisar os impactos decorrentes da Usina Hidrelétrica (UHE) Cachoeira Caldeirão sobre a pesca artesanal, desenvolvida no curso médio do rio Araguari, por pescadores do município de Porto Grande, no estado do Amapá. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas e coleta de dados in loco, através da aplicação de questionários estruturados e semiestruturados. A partir dos dados obtidos, constatou-se que a atividade pesqueira no médio rio Araguari possui importância econômica e social para os pescadores artesanais de Porto Grande, constituindo a principal fonte de renda para mais da metade dos entrevistados, os quais praticam tal atividade há décadas, reunindo conhecimentos acumulados na labuta diária, ao longo de gerações. Todavia, no contexto atual, em função da implantação da UHE Cachoeira Caldeirão, a reprodução social desses pescadores tem sido alterada, especialmente, pela diminuição da captura do pescado, decorrente, tanto das mortandades de peixes ocorridas, desde a construção da barragem, como pelo comprometimento e pela dispersão dos recursos pesqueiros dos territórios de pesca existentes, refletindo, ainda mais, na precarização das condições de subsistência desses sujeitos sociais.

Biografia do Autor

Adria Rosa, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Geografia (licenciatura) pela Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana e Cartografia. Atualmente faz parte do Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA) na Universidade Federal do Pará (UFPA), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnológico (CNPQ), Recententemente atuava como Facilitadora na Câmara de Tratamento de Conflitos Agrários e Fundiários (CTCAF) do Ministério Publico do Estado do Pará.

Christian Nunes da Silva, Universidade Federal do Pará

Pós-Doutor em Desenvolvimento Regional (PPGMDR/UNIFAP), docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM/UFPA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), pesquisador do GAPTA/CNPq e sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará

Vicka de Nazaré Magalhães Marinho, Universidade Federal do Pará

Geógrafa, Mestre em Geografia (PPGEO/UFPA), doutoranda em Geografia (PPGEO/UFPA) e bolsista CAPES

Laís de Melo Lima, Universidade Federal do Pará

Licenciada em geografia pelo Instituto Federal do Pará, Mestra no Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará

Referências

CARDOSO, Eduardo Schiavone. Pescadores artesanais: natureza, território, movimento social. Tese (Doutorado) ‒ Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

DE PAULA, Cristiano Quaresma. Geografia(s) da pesca artesanal brasileira. 2018. Tese (Doutorado em Geografia) ‒ Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

MARINHO, Vicka de Nazaré Magalhães. Impactos de hidroelétricas na atividade pesqueira: estudo de caso, a partir dos pescadores artesanais do município de Ferreira Gomes, Amapá – Brasil. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

LIMA, Laís Melo. Território em Transformação: conflitos na pesca artesanal – Araguari, Porto Grande, Amapá, Amazônia. 2020. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

RAFFESTIN, Claude; SANTANA, Octavio Martín González. Por una geografía del poder. Michoacán: El Colegio de Michoacán, 2013.

OLIVEIRA, Júlio César Sá et al. Caracterização da pesca no Reservatório e áreas adjacentes da UHE Coaracy Nunes, Ferreira Gomes, Amapá–Brasil. Biota Amazônia, v. 3, n. 3, p. 83-96, 2013.

SANTOS, Paula Verônica Campos Jorge et al. Perfil socioeconômico de pescadores do município de Raposa, estado do Maranhão. Revista Brasileira de Engenharia de Pesca, v. 6, n. 1, 2011.

SILVA, Christian Nunes et al. Modo de vida e territorialidades de pescadores da comunidade Cajueiro, em Mosqueiro (Belém-Amazônia-Brasil). Revista NERA, v. 20, n. 40, 2017.

SILVA, Christian Nunes. Territorialidades e modo de vida de pescadores do rio Ituquara, Breves – PA. 2006. Dissertação (Mestrado em Geografia) ‒ Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2006.

SILVA, Christian Nunes; PEREIRA DE LIMA, Ricardo Ângelo; MARINHO, Vicka de Nazaré Magalhães. Desestruturação territorial na atividade pesqueira: a instalação de usinas hidroelétricas na bacia do Araguari (Ferreira Gomes-Amazônia-Brasil). Revista NERA, v. 21, n. 42, 2018.

SILVA, Christian Nunes; DE LIMA, Ricardo Ângelo Pereira; DA SILVA, João Marcio Palheta. Uso do território e impactos das construções de hidroelétricas na bacia do rio Araguari (Amapá-Brasil). PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, v. 9, n. 2, p. 123-140, 2017.

ZACARDI, D. M.; PONTE, S. C. S.; SILVA, A. J. S. Caracterização da pesca e perfil dos pescadores artesanais de uma comunidade às margens do rio Tapajós, estado do Pará. Amaz. Cienc. Desenv., v. 10, n. 19, p. 129-148, 2014.
Publicado
2020-10-16
Como Citar
de Melo Rosa, A., Nunes da Silva, C., de Nazaré Magalhães Marinho, V., & de Melo Lima, L. (2020). IMPLICAÇÃOS DA CONSTRUÇÃO DA HIDRELÉTRICA CACHOEIRA CALDEIRÃO SOBRE A ATIVIDADE PESQUEIRA, EM PORTO GRANDE, NO AMAPÁ. Mares: Revista De Geografia E Etnociências, 2(1), 97-108. Recuperado de http://revistamares.com.br/index.php/files/article/view/78