O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • 1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • 2. Manuscrito formatado sem identificação de autoria - garantindo a avaliação cega;
  • 3. Materiais gráficos (figuras, tabelas e gráficos) foram submetidos na plataforma como arquivos individuais, em formato jpg. e com resolução mínima de 300 dpi. Encaminhamento fora deste padrão implicará em não publicação do trabalho;
  • 4. O autor confirma que o texto passou por revisor especialista em língua portuguesa. Caso sejam identificados problemas de redação, tal revisão será condição para a publicação;
  • 5. O autor declara que traduções solicitadas em língua estrangeira foram revisadas por profissional especialista;
  • 6. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.

Diretrizes para Autores

Todos os artigos serão submetidos ao software Plagius antes da avaliação. Os autores garantem que no uso de texto e imagens de outros, seguiram estritamente os ditamentes da Lei Nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998, preservando os direitos autorais.

Não serão aceitos trabalhos que difundem difamações ou que transgridem as premissas da Declaração Universal de Direitos Humanos (1948).

A revista Mares não cobra taxas para submissão, avaliação e publicação de artigos.

Os artigos científicos passarão por avaliação dupla às cegas, por membros do conselho editorial, ou avaliador ad hoc.

A revista é de livre acesso.

 

Artigos Científicos

Documento em Word (.doc ou .docx). No mínimo 12 e no máximo 20 páginas, incluindo bibliografia. As margens inferiores, superiores, esquerda e direita devem ser de 2,5cm. O corpo do texto deve ser formatado com fonte Arial 12, e as citações em Arial 11. O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5cm e o parágrafo deve ter recuo de 1,25cm, e as citações tem espaçamento simples e parágrafo de 4cm de deslocamento. O título do artigo deve ser escrito em Caixa Alta e Negrito, com fonte 12cm. Os subtítulos não devem ser numerados, e devem ser formatados com fonte 12cm e negritado (sem caixa alta). Figuras (incluindo gráficos e mapas), tabelas e quadros devem ser indicadas no texto, numerados na ordem em que aparecem, e apresentar título e fonte. São elementos obrigatórios em língua portuguesa e em outros dois idiomas: Título, Resumo, Palavras-chave (de 3 a 5). O artigo deve conter Introdução, Desenvolvimento, Conclusões, Referências (segundo as normas da ABNT: NBR-10520:2001).

Template

Artigos Intercientíficos

Documento em Word (.doc ou .docx). No mínimo 8 e no máximo 20 páginas, incluindo bibliografia. As margens inferiores, superiores, esquerda e direita devem ser de 2,5cm. O corpo do texto deve ser formatado com fonte Arial 12, e as citações em Arial 11. O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5cm e o parágrafo deve ter recuo de 1,25cm, e as citações tem espaçamento simples e parágrafo de 4cm de deslocamento. O título do artigo deve ser escrito em Caixa Alta e Negrito, com fonte 12cm. Os subtítulos não devem ser numerados, e devem ser formatados com fonte 12cm e negritado (sem caixa alta). Figuras (incluindo gráficos e mapas), tabelas e quadros devem ser indicadas no texto, numerados na ordem em que aparecem, e apresentar título e fonte. São elementos obrigatórios em língua portuguesa e em outros dois idiomas: Título, Resumo, Palavras-chave (de 3 a 5). O artigo deve conter Introdução, Desenvolvimento, Conclusões, Referências (segundo as normas da ABNT: NBR-10520:2001).

Template

Cartografia Social

Arquivo em JPG com no mínimo 300 DPI (mapa ocupará o espaço de uma lauda A4, podendo ser disposto em retrato ou paisagem - o texto no mapa deve ser visível nessas dimensões), caso forem utilizadas bases cartográficas de outras fontes, essas devem ser ferenciadas.

Deve acompanhar texto de apresentação em Word (.doc ou .docx) de até 4 páginas. O título do mapa (no texto de apresentação) deve ser escrito em Arial Caixa Alta e Negrito, com fonte 12cm. O corpo do texto deve ser redigido em fonte Arial, de 11cm, com espaçamento entre linhas deve ser de 1,5cm e recuo de parágrafo de 1,25cm, já as citações devem ter espaçamento simples e parágrafo de 4cm de deslocamento. Se houver figuras, essas devem ter título e fonte. Na apresentação deverão ser mencionados os sujeitos (pessoas ou coletivos) envolvidos na construção do mapa, contexto, objetivo do mapa ou demanda que pretende atender, sequência de procedimentos metodológicos adotados, detalhamento da legenda destacando os principais elementos que foram cartografados e conclusões ou aprendizados). Se houver referências bibliográficas, estas devem seguir as normas da ABNT: NBR-10520:2001).

No texto, o título e até cinco palavras-chave devem ser apresentados em três idiomas, sendo um deles português, e os demais preferêncialmente inglês, espanhol ou francês.

A autoria do mapa deve reconhecer tanto os pesquisadores(as)/técnicos(as), quanto os(as) pescadores(as) ou organizações sociais de pescadores, envolvidos na produção do mapa.

Caso esse mapa já esteja publicado em trabalho científico, este deve ser referênciado na fonte.

Template do Texto de Apresentação

Resenhas

Documento em Word (.doc ou .docx). No máximo 6 páginas, incluindo bibliografia. As margens inferiores, superiores, esquerda e direita devem ser de 2,5cm. O corpo do texto deve ser formatado com fonte Arial 12, e as citações em Arial 11. O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5cm e o parágrafo deve ter recuo de 1,25cm, e as citações tem espaçamento simples e parágrafo de 4cm de deslocamento. O título do artigo deve ser escrito em Caixa Alta e Negrito, com fonte 12cm. O Título deverá ser apresentado em língua portuguesa e em outros dois idiomas.

Cartas e Relatórios dos Movimentos Sociais

Documento em Word (.doc ou .docx). No máximo 20 páginas, incluindo bibliografia. As margens inferiores, superiores, esquerda e direita devem ser de 2,5cm. O corpo do texto deve ser formatado com fonte Arial 12, e as citações em Arial 11. O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5cm e o parágrafo deve ter recuo de 1,25cm, e as citações tem espaçamento simples e parágrafo de 4cm de deslocamento. O título do artigo deve ser escrito em Caixa Alta e Negrito, com fonte 12cm. Os subtítulos não devem ser numerados, e devem ser formatados com fonte 12cm e negritado (sem caixa alta). Figuras (incluindo gráficos e mapas), tabelas e quadros devem ser indicadas no texto, numerados na ordem em que aparecem, e apresentar título e fonte. O título deverá ser apresentado em língua portuguesa e em outros dois idiomas.

Artigos Científicos

Trabalhos inéditos com base na análise crítica da literatura científica sobre um determinado tema ou área do conhecimento. Os textos devem conter introdução, discussão, conclusão e referências, podendo ser estruturados em tópicos e segundo as normas de submissão de Revista.

Avaliação:

A avaliação será realizada por dois membros do Conselho Intercientífico, que devem ser especialistas no(s) tema(s) tratado(s). No caso de não haver essa expertise no referido conselho, poderão ser solicitadas avaliações ad hoc. Os pareceres recomendam: a) aprovação sem alterações; b) aprovação após alterações; c) rejeição. No segundo caso, recomenda-se ao(s) autor(es) acatar(em) as sugestões, para posterior avaliação final e aprovação pelos editores.

Resenhas

Apresenta a síntese e análise crítica sobre o mérito de uma publicação científica, onde a obra é analisada com base na relevância do seu conteúdo. Deve conter a identificação da obra, cabendo um breve comentário sobre o(s) autor(es) da obra, bem como análise e impressões do autor da resenha. Também podem ser submetidas resenhas críticas de Leis, Portarias e Instruções Normativas (da União, Estados, Municípios e Distrito Federal), que estão vinculadas à pesca ou aos direitos individuais e coletivos dos(as) pescadores(as). Deve conter a identificação da lei, breve histórico da política, bem como a avaliação crítica da mesma considerando abordagens científicas e/ou dados disponíveis.

Avaliação:

As resenhas serão avaliadas pelo Conselho Editorial que decidirá se as mesmas estão adequadas à proposta da revista.

Cartografia Social

Publicação de mapa que resultou de processos de cartografia social (cartografias participativas,  mapeamentos comunitários, mapeamentos etnográficos, cartografia da ação, etc.) realizados junto às cumunidades de pescadores, acompanhado de um breve texto de apresentação do mapa.

Artigos Intercientíficos

Trabalhos inéditos elaborados com base no diálogo entre sujeitos sociais (pescadores e cientistas) estabelecidos em processos de ensino, pesquisa e extensão, e elaborados em coautoria. A presença de literatura científica ocorre na medida em que a mesma estabelece diálogo com os saberes e conhecimentos tradicionais, que são destacados no texto. Metodologicamente se inserem em construções de pesquisa participativa e de pesquisa-ação. O texto deve apresentar contextualização, discussões e reflexões, conclusões ou aprendizados, e referências que forem citadas.

Avaliação:

Os artigos Intercientíficos serão apreciados por dois membros do Conselho Intercientífico, que conhecem a problemática apresentada. Poderá também ser solicitada a leitura de representante de movimento social, com notório saber sobre o tema. Para os artigos Intercientíficos será emitido parecer que recomenda a) Publicação sem alterações e b) Publicação após as alterações. Nesse processo a postura será de diálogo entre parecerista e autores, para favorecer a resolução de possíveis equívocos no texto, ou a complementação do mesmo para que seja melhor compreendido pelos leitores. O parecerista não questiona saberes e conhecimentos tradicionais.

Política de Privacidade

Foco e Escopo

A “Mares: revista de geografia e etnociências” é uma publicação da Rede de Geografias da Pesca, que busca ampliar os debates relacionados a pesca e as comunidades pesqueiras do Brasil, e de outros países. É uma publicação proposta por Geógrafos, mas pretende promover o diálogo com áreas do conhecimentos correlatas, especialmente aquelas comprometidas com as etnociências. Também abre-se ao interconhecimento, recebendo artigos, cartas, e relatórios promovidos por movimentos sociais e comunidades pesqueiras.

Objetivo

A revista “Mares” objetiva constituir um espaço de divulgação de resultados de projetos e atividades de pesquisa, ensino e extensão promovidos sobre a pesca e comunidades pesqueiras. Assim, busca contribuir na ampliação e qualificação de tais discussões, fortalecendo o diálogo em rede, e com as comunidades e movimentos sociais da pesca.

Público Alvo

O público alvo da revista é prioritariamente de educadores, pesquisadores, extensionistas que desenvolvem projetos sobre pesca ou comunidades pesqueiras. Tais atividades podem ser desenvolvidas no âmbito acadêmico ou de atuação profissional. Quanto à formação, a revista é voltada para produções de geógrafos(as), mas recebe contribuições de áreas afins. Além disso, também se dirige às comunidades e movimentos sociais de pescadores, que tem possibilidades de publicação neste periódico.

Cobertura Temática

A revista é voltada para discussões sobre a pesca e os(as) pescadores(as) brasileiros(as), e de outros países, destacando aspectos culturais, sociais, econômicos, políticos e ambientais.

Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.