AS FEIRAS DO PEIXE NA SEMANA SANTA

UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO DE SANTA MARIA - RIO GRANDE DO SUL

Resumo

O objetivo central deste trabalho é analisar a importância das feiras do peixe na região de Santa Maria. São objetivos específicos: a) descrever o funcionamento e as características de algumas feiras selecionadas; b) resgatar a historicidade deste fenômeno; c) verificar a cadeia produtiva que envolve o pescado ofertado. Como procedimentos metodológicos foram realizados observações das Feiras do Peixe de Santa Maria e Cacequi em 2019 e São Pedro do Sul em 2018, com entrevistas aos produtores e organizadores das respectivas feiras, além do levantamento de informações nos jornais locais e nos informativos da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Santa Maria. Como resultado, é analisada a importância das feiras em sua relação com a organização do espaço geográfico e com o desenvolvimento da piscicultura local.

Biografia do Autor

Eduardo Schiavone Cardoso, UFSM

Possui graduação em Geografia - Bacharelado pela Universidade de São Paulo (1989), graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, ensino, pesca, pescadores e espaço geográfico.

Matheus Bolzan Sangoi, UFSM

Bacharel em Geografia - UFSM

Denner Adonis Machado Menezes, UFSM

Licenciado em Geografia - UFSM

Publicado
2020-10-16
Como Citar
Schiavone Cardoso, E., Bolzan Sangoi, M., & Adonis Machado Menezes, D. (2020). AS FEIRAS DO PEIXE NA SEMANA SANTA. Mares: Revista De Geografia E Etnociências, 2(1), 41-50. Recuperado de http://revistamares.com.br/index.php/files/article/view/61