PESCA ARTESANAL NA RENDA FAMILIAR

UMA PERSPECTIVA COMPARATIVA ENTRE OS CENTROS DE PESCA DE CHICUQUE/MUNICÍPIO DE MAXIXE E MUELÉ/MUNICÍPIO DE INHAMBANE.

Palavras-chave: Pesca artesanal, Renda Familiar a Sustentabilidade Ecológica.

Resumo

A pesca artesanal ocupa um lugar significativo na economia do país, sendo considerada hoje uma das principais contribuintes para o auto-emprego e para a melhoria da dieta alimentar da população das regiões costeiras. Sendo assim, o presente trabalho objetivo avaliar o contributo da pesca artesanal na melhoria da renda familiar e na garantia das condições básicas de sobrevivência dos pescadores artesanais nas comunidades pesqueiras de Chicuque no Município da Maxixe e de Muelé, no Município de Inhambane. Os procedimentos metodológicos para a realização da pesquisa basearam-se fundamentalmente no método dedutivo, conciliado à análise comparativa e o processo de recolha de dados foi feito através da observação direta e entrevista semiestruturada aos pescadores artesanais e às entidades responsáveis pela pesca artesanal a nível local. Do trabalho concluiu-se que, a atividade pesqueira é exercida com maior dinamismo e as técnicas e métodos de pesca usadas nos dois centros são similares devido, em parte ao facto de grande parte dos pescadores dos dois centros mantiverem um constante contacto. Contudo, em termos de rendimentos, os pescadores do centro de pesca de Chicuque tem tido melhores rendimentos quando comparados com os pescadores do centro de pesca de Muelé. Mas, apesar dos resultados, a verdade é que grande parte dos pescadores artesanais das duas realidades, ainda enfrentam várias limitações socioeconómicas.

Biografia do Autor

Zacarias Augusto Rungo, Universidade Save

Mestre em Gestão Ambiental pela Universidade Pedagógica-Maputo. Docente na Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Save-Extensão Maxixe-Inhambane (Moçambique). Aborda em suas pesquisas tematicas como: Conhecimento Local e Sustentabilidade Ambiental; Pesca Artesanal e Desenvolvimento Local.

Publicado
2020-10-16
Como Citar
Rungo, Z. A. (2020). PESCA ARTESANAL NA RENDA FAMILIAR. Mares: Revista De Geografia E Etnociências, 2(1), 19-30. Recuperado de http://revistamares.com.br/index.php/files/article/view/56