PRINCIPAIS DISPUTAS E CONFLITOS TERRITORIAIS IDENTIFICADOS EM COMUNIDADES TRADICIONAIS PESQUEIRAS SITUADAS NO LITORAL E NO CURSO DO RIO SÃO FRANCISCO - ESTADO DA BAHIA

Palavras-chave: Disputas. Conflitos. Território. Comunidades Tradicionais Pesqueiras.

Biografia do Autor

Kassia Aguiar Norberto Rios, UFRB

Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) - Campus de Feira de Santana. Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE - (2008). Especialista em Metodologia de Ensino na Educação Superior pela Faculdade da Cidade do Salvador (2010). Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA - (2012). Doutora em Geografia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2017). Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Comunidades e Territórios Tradicionais (LIECTT). Pesquisadora do Grupo GeografAR - A geografia dos Assentamento na Área Rural (UFBA/POSGEO/CNPq), responsável pela linha comunidades tradicionais pesqueiras. Membro da Rede Interdisciplinar de Pesquisa-ação em comunidades pesqueiras tradicionais da Bahia (UFBA). Dedica-se aos estudos e pesquisas no âmbito da Organização/Produção do Espaço e Questão Agrária atuando principalmente, nos temas: a luta na/pela terra e água das comunidades tradicionais pesqueiras, territórios tradicionais; disputas territoriais; apropriação do espaço em zonas costeiras, educação do campo e das águas; mapeamentos sociais, territórios tradicionais e a produção de alimentos na agricultura familiar e áreas afins.

Referências

ACSELRAD, Henri. Cartografia Social e dinâmicas territoriais: marcos para o debate. Rio de Janeiro. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010.
BRANDÃO, Carlos R; BORGES, Maristela C. Pesquisa participante: um momento da educação popular. Rev. Ed. Popular, Uberlândia, v. 6, p.51-62. jan./dez. 2007.
CPP. Conselho Pastoral dos Pescadores. Conflitos Socioambientais e violações de direitos humanos em comunidades pesqueiras no Brasil. Brasilia/DF, 2016.
MEIRELES, A. J. de A. etal (Org.). Cartografia Social e Cidadania: experiências de mapeamento participativo dos territórios de comunidades urbanas e tradicionais. 1. ed. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2015.
MEIRELES, A. J. A.; GORAYEBE, A. Elementos para uma cartografia social dos territórios em disputa. In: Alba Maria Pinho de Carvalho; Francisco Uribam Xavier de Holanda. (Org.). Brasil e América Latina: percursos e dilemas de uma integração.. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2014, v. 1, p. 405-432.
RIOS, Kássia Aguiar Norberto. A QUESTÃO DA LUTA NA/PELA TERRA E ÁGUA DOS PESCADORES ARTESANAIS: desafios e perspectivas do processo de regularização dos territórios pesqueiros de Ilha de Maré - BA. 466 f. il. 2017. Tese (Doutorado) – Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia, 2017.
SOARES, Lucy S. H. et al. Baía de Todos os Santos: aspectos oceanográficos. Salvador : EDUFBA, 2009.
Publicado
2020-04-13
Como Citar
Aguiar Norberto Rios, K. (2020). PRINCIPAIS DISPUTAS E CONFLITOS TERRITORIAIS IDENTIFICADOS EM COMUNIDADES TRADICIONAIS PESQUEIRAS SITUADAS NO LITORAL E NO CURSO DO RIO SÃO FRANCISCO - ESTADO DA BAHIA. Mares: Revista De Geografia E Etnociências, 1(2), 147-150. Recuperado de http://revistamares.com.br/index.php/files/article/view/41