OS CÓDIGOS CULTURAIS DA COMUNIDADE PESQUEIRA DA ILHA DA TOROTAMA, RS

  • Jaqueline Rosa Borges Universidade Federal do Rio Grande
  • Juliana Cristina Franz Universidade Federal do Rio Grande
Palavras-chave: Torotama. Pesca Artesanal. Códigos culturais.

Resumo

A pesca artesanal é a principal atividade de subsistência desenvolvida na Torotama, Rio Grande – RS, sendo exercida no seio familiar ou por meio de parceria. Nesta localidade, a pesca se mantém presente por diversas gerações, pois é a partir das relações de convívio familiar que se desenvolvem os primeiros saberes essenciais para a aprendizagem e sociabilidade. Diante do exposto, partindo das contribuições da geografia cultural, busca-se compreender pela ótica dos códigos culturais, e suas manifestações via imaterialidade e materialidade, o cotidiano da comunidade pesqueira da Torotama.  A partir do método qualitativo, o presente trabalho se desenvolve com uso de revisão bibliográfica e trabalho de campo. O artigo parte da compreensão teórica, obtida por meio da revisão de autores e teorias existentes, para posteriormente discutir resultados do trabalho de campo, cujo foco foi coletar dados referentes ao recorte espacial selecionado, como uma técnica crucial para obter informações empíricas e concretas sobre o cotidiano da comunidade pesqueira em questão. Assim, de forma sucinta, os códigos culturais da ilha da Torotama estão atrelados a uma simbologia que é materializada, dotados de significados que contemplam desde os saberes pesqueiros, os valores e crenças, dentre outros, e que de forma integrada, em seu conjunto, constituem a cultura do lugar, permitindo a compreensão da singularidade da ilha da Torotama.

Referências

Referências
AMORIM, I. A organização do trabalho da pesca, em finais do séc. XIX, na Póvoa de Varzim.Porto: Universidade do Porto. Faculdade de Letras 2001.

BRUM NETO, H.; BEZZI, M. Regiões culturais: a construção de identidades culturais no Rio Grande do Sul e sua manifestação na paisagem gaúcha. Sociedade & Natureza, v. 20, p. 135-155, 2008.

CLAVAL, P. A geografia cultural. Tradução de Luiz Fugazzola de Pimenta e
Margareth de Castro Afeche Pimenta. 2. ed. Florianópolis: UFSC, 2007.

CORRÊA, F. O Programa Nacional de Habitação Rural como incentivo à
permanência das famílias camponesas em suas comunidades de origem: a Colônia de Pescadores Artesanais da Ilha da Torotama–Rio Grande/RS. 2019. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo), Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2019.

DA SILVA, C. Políticas Públicas e Território: Passado e presente da
efetivação de direitos dos pescadores artesanais no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Consequência, 2015.

DA SILVA, A Pesca artesanal: seu significado cultural. Ateliê
Geográfico, v. 3, n. 1, p. 142-159, 2009.

DIEGUES, A. Pescadores, camponeses e trabalhadores do mar. São Paulo: Ática, 1983.

MALDONADO, S. Pescadores do mar. São Paulo: Ática, 1986.

MARTINS, C.; RENNER, M. Industrialização de pescado no município do Rio Grande: da gênese ao final do século XX. Geosul, Florianópolis, v. 29, n. 58, p. 29-72, 2014.

MINAYO, M. O desafio do conhecimento. 11 ed. São Paulo: Hucitec, 2008.

MOURA, G. Guerras nos mares do sul: a produção de uma monocultura marítima e os processos de resistência. 2014. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

NIEDERLE, P.; GRISA, C. Transformações sócio-produtivas na pesca artesanal do estuário da Lagoa dos Patos, RS. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado emEducação Ambiental, v. 16, 2006.

PASQUOTTO, V. Pesca artesanal no Rio Grande do Sul: os pescadores de São Lourenço do Sul e suas estratégias de reprodução social. 2005. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural), Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2005.

PAIOLA, L.; TOMANIK, E. Populações tradicionais, representações sociais e
preservação ambiental: um estudo sobre as perspectivas de continuidade da pesca artesanal em uma região ribeirinha do rio Paraná. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 24, p. 175-180, 2002.

QUEIROZ, M. A Vila do Rio Grande de São Pedro: 1737-1822. 1985. Dissertação (Mestrado em História), Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 1985.

RAMALHO, C. A formação histórica da pesca artesanal: origens de uma cultura do trabalho apoiada no sentimento de arte e de liberdade. Cadernos de estudos sociais, 24, 2011. Disponível em: . Acesso em: 29 abr. 2023.

RIO GRANDE. Lei nº 8.352, de 22 de janeiro de 2019. TORNA O CARNAVAL DE RUA DA ILHA DA TOROTAMA PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO MUNICÍPIO. Rio Grande. 2019. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/rs/r/rio-grande/leiordinaria/2019/836/8352/lei-ordinaria-n-8352-2019-torna-o-carnaval-de-rua-da-ilha-datorotama-patrimonio-cultural-imaterial-do-municipio?q=8.352. Acesso em: 20 abr. 2023.

SUERTEGARAY, D. Trabalho de campo e Geografia. (Re)ligar a Geografia
Natureza e Sociedade. Porto Alegre: Compasso Lugar-Cultura, 2017.

TORRES, Ronilse Pereira de Aquino et al. O sentido de ser pescador: signos e marcas no povoado Pedreiras-São Cristóvão/SE. 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia), Universidade Federal do Sergipe. São Cristovão, 2014.

VIEIRA, E. Rio Grande: geografia física, humana e econômica.Porto Alegre: SAGRA, 1983.
Publicado
2024-02-26
Como Citar
Rosa Borges, J., & Franz, J. C. (2024). OS CÓDIGOS CULTURAIS DA COMUNIDADE PESQUEIRA DA ILHA DA TOROTAMA, RS. Mares: Revista De Geografia E Etnociências, 5(2), 21-31. Recuperado de http://revistamares.com.br/index.php/files/article/view/211