A ATIVIDADE PESQUEIRA EM SÃO FRANCISCO DE ASSIS - RS

  • Vitória Menezes Contessa Curso de Geografia - Lic. - UFSM
  • Eduardo Schiavone Cardoso
Palavras-chave: Pesca, Pescadores, São Francisco do Sul, Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí, Geografia.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados preliminares de um projeto de pesquisa, que busca caracterizar a atividade pesqueira no município de São Francisco de Assis – RS. Tem como proposta identificar as relações entre a pesca e os ambientes fluviais, bem como os conflitos que se estabelecem no interior deste setor produtivo na área de estudo. Parte de uma contextualização geral da pesca continental do Rio Grande do Sul e das características do município de São Francisco de Assis, para em seguida apresentar os dados do levantamento realizado junto aos pescadores locais. Os resultados apontam para a presença de um pequeno número de pescadores profissionais no município e que desenvolvem uma pesca de pequena escala, garantindo seu sustento e sua reprodução econômica e social.

 

Biografia do Autor

Eduardo Schiavone Cardoso

Professor Titular do Departamento de Geociências e do PPGGEO - UFSM

Referências

ANTONINI, Altamir. Piracema do Rio Uruguai - Deteriorização do Ambiente e Pesca Sustentável: uma abordagem a educação ambiental. Monografia de especialização em Educação Ambiental. Universidade Federal de Santa Maria, 2001.

BORGES, Caroline Maria Cadore; CARDOSO, Eduardo Schiavone- Pesca e pescadores no Rio Taquari. In. Revista Interface, 2013.

BRASIL. Lei 11.959/2009. Brasília, 2009

CARDOSO, Eduardo Schiavone; RAUBER, Karine Rambo e BERWALDT, Vivian M. Bergmann. Pescadores do Rio Uruguai: caracterização da atividade pesqueira em Pirapó e Roque Gonzáles – RS. In. Ciência e Natura. Santa Maria, UFSM, V.28, N.2, p. 43-54, 2006.

CARDOSO, Eduardo Schiavone; SANGOI, Matheus Bolzan; MENEZES, Denner Adonis Machado. As feiras do peixe na Semana Santa: um estudo de caso na região de Santa Maria - Rio Grande do Sul. In. Mares: Revista de Geografia e Etnociências. Rio Grande, FURG, V. 2, N. 1, p. 41 – 50, 2020.

GARCEZ, Danielle Sequeira; SÁNCHEZ-BOTERO, Jorge Iván. Comunidades
de pescadores artesanais no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Atlântica,
N. 27, 2005, p. 17-29

IBAMA. Estatística da Pesca - 2007. Brasília: IBAMA/MMA, 2007.

IBGE. Cidades@. Disponível em acesso em 10 de outubro de 2023

MPA. Boletim Estatístico da Pesca e Aquicultura – Brasil – 2010. Brasília: MPA, 2012.

MPA. Boletim do Registro Geral da Atividade Pesqueira – RGP – 2012. Brasília: MPA, 2012 a.

MPA. SINPESQ - Sistema Nacional de Informação da pesca e aquicultura – acesso em 14/08/2013.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS. A cidade. Disponível em < https://www.saofranciscodeassis.rs.gov.br/ > acesso em 29 de setembro de 2023

ROBAINA Luís Eduardo de Souza, TRENTIN, Romario, CRISTO, Sandro Sidnei Vargas de, KNIERIN, Igor da Silva Knierin, SCCOTI, Anderson Augusto Volpato, PETSCH, Carina, BEN, Franciele Delevati, SCHNORR, Giorge Gabriel. Série atlas municipais: atlas geoambiental de São Francisco de Assis. Ponta Grossa: Atena, 2021.
Publicado
2024-02-26
Como Citar
Menezes Contessa, V., & Schiavone Cardoso, E. (2024). A ATIVIDADE PESQUEIRA EM SÃO FRANCISCO DE ASSIS - RS. Mares: Revista De Geografia E Etnociências, 5(2), 33-40. Recuperado de http://revistamares.com.br/index.php/files/article/view/207