GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA CAIÇARA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CAJAÍBA E MARTIM DE SÁ NA PENÍNSULA DA JUATINGA, PARATY/RJ

  • Dafne Godoy UFRJ
  • Roberto Marques UFRJ

Resumo

A presente pesquisa se debruça sobre a Geografia nos currículos diferenciados nas escolas municipais de Martim de Sá e Cajaíba, localizadas no município de Paraty (RJ), mais especificamente na Península da Juatinga. A partir dos estudos sobre o currículo buscou-se identificar e entender de que forma a Geografia aparece no segundo segmento do ensino fundamental das escolas que fazem parte de um projeto de implementação da chamada educação diferenciada, nos territórios caiçaras da região. 

Para entender essas diferentes imagens da Geografia no currículo foram utilizados documentos curriculares oficiais, os cadernos pedagógicos, desenvolvidos pelos professores das escolas municipais e pelos professores da UFF que coordenam a formação continuada, bem como foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores de Geografia que trabalharam e trabalham nestas escolas durante o período de implementação do currículo diferenciado. 

Através dessa reflexão foi possível iniciar um debate sobre a Geografia no currículo diferenciado, que vem se expandindo nos territórios tradicionais, não só os caiçaras, em especial na região da Costa Verde. Ao final, percebemos que a Geografia é produzida a partir das imagens: da observação; do desenho; da cartografia social; das fotografias; da valorização da cultura; do pertencimento; da conscientização ambiental; dos caiçaras.

 

Palavras-Chave: Caiçara. Educação. Geografia

Publicado
2021-12-02
Como Citar
Godoy, D., & Marques, R. (2021). GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA CAIÇARA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CAJAÍBA E MARTIM DE SÁ NA PENÍNSULA DA JUATINGA, PARATY/RJ. Mares: Revista De Geografia E Etnociências, 3(1), 55-65. Recuperado de http://revistamares.com.br/index.php/files/article/view/111