PESCADORAS E PESCADORES ARTESANAIS SILENCIADOS
IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DO DERRAMAMENTO DE PETRÓLEO NAS COMUNIDADES PESQUEIRAS EM PERNAMBUCO
Resumo
Em agosto de 2019 manchas de petróleo cru atingiram a costa de todos os estados do nordeste do Brasil, afetando o modo de vida de milhares de pescadores artesanais, caracterizando assim a maior tragédia socioambiental em extensão do país. Com isso, o presente trabalho objetivou verificar a visão dos/as pescadores/as diante dos impactos causados pelo derramamento de petróleo; avaliar o papel na mídia em ressaltar o racismo ambiental sofrido por pescadores/as; identificar as ações mitigatórias do estado (Federal, Estadual e Municipal) durante o período de crise. Para tal, foram aplicados formulários eletrônicos do “Google docs” e feitas análises das reportagens e das publicações nos diários oficiais (D.O) relativas ao petróleo. 44 pescadores/as de diversas regiões do litoral de Pernambuco deram retorno dos questionários. As análises das reportagens e dos D.O resultaram em um total de 424 publicações sobre o petróleo no período de 31 de agosto a 31 de dezembro de 2019. Os resultados indicaram que os impactos sobre os/as pescadores/as artesanais foram agravados não só pela invisibilidade e o descaso promovido pelo governo, como também, pela grande mídia que não dá voz dos principais atores sociais e potencializa o racismo ambiental sofrido pelos integrantes da pesca artesanal.
Copyright (c) 2021 Beatriz Rocha Lins da Silva, Gilberto Gonçalves Rodrigues
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores tem permissão e são encorajados a submeter seus documentos a páginas pessoais ou portais institucionais, antes e após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).
A revista é de livre acesso.
Licença Creative Commons - CC BY - NC
Permite
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material, contudo você deve dar o crédito apripriado e não pode usar o material para fins comerciais