CONFLITOS AMBIENTAIS ENVOLVENDO PESCADORES(AS) ARTESANAIS NO LITORAL FLUMINENSE
UMA ANÁLISE CONSIDERANDO ATIVIDADES ECONÔMICAS E POLÍTICAS AMBIENTAIS
Resumo
O mapeamento de conflitos ambientais constitui importante estratégia metodológica para visibilizar manifestações e reinvindicações de grupos sociais expropriados por atividades econômicas, bem como daqueles alijados de políticas ambientais. O objetivo desta pesquisa é contribuir para a visibilidade das lutas dos pescadores(as) artesanais do litoral fluminense, destacando-se no mapa tanto as atividades econômicas como as políticas ambientais que contribuem para a geração de conflitos ambientais. O mapa apresentado compreende os conflitos ambientais identificados a partir da proposta “Mapeamento de conflitos ambientais envolvendo pescadores(as) artesanais do litoral fluminense” e se refere à pesquisa com formato colaborativo. Os resultados sustentam a importância do mapeamento colaborativo a fim de oferecer visibilidade as lutas, neste caso, dos pescadores(as) artesanais. Além disso, torna-se possível subsidiar análises com base nos impactos gerados pelas atividades econômicas e políticas ambientais que recaem sobre a pesca artesanal.
Copyright (c) 2020 Andrine da Silva Longaray, Gracieli Trentin

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores tem permissão e são encorajados a submeter seus documentos a páginas pessoais ou portais institucionais, antes e após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).
A revista é de livre acesso.
Licença Creative Commons - CC BY - NC
Permite
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material, contudo você deve dar o crédito apripriado e não pode usar o material para fins comerciais