ABORDAGEM HISTÓRICA E SOCIOCULTURAL DO POVOADO DE PESCADORES ARTESANAIS DE MONGUÉ NO MUNICÍPIO DA MAXIXE
Resumo
O povoado de Mongué situa-se no extremo Nordeste do Município de Maxixe concretamente na localidade de Tinga-Tinga. Dista a cerca de 21 km da área central do Município da Maxixe. E encontra-se limitado a norte pela baía de Inhambane que o separa do Distrito de Morrumbene, a Sul pela Sede da localidade de Tinga-Tinga, a oeste pela localidade de bato e a Este pela Baía de Inhambane. O povoado tem uma área de aproximadamente 590 hectares e apresenta-se como uma área de grande importância para o próprio Município pelo facto de se encontrar no limite do perímetro urbano e simultaneamente, numa zona de grande interesse a nível turístico, histórico-cultural e ambiental. A história do povoado de Mongué está vinculada a Missão São José de Mongué. Contudo, apesar da relação existente entre a Igreja e a comunidade local, o povoado sempre teve sua história, seus valores e costumes directamente relacionados com a prática da pesca artesanal de subsistência, com recurso a canoas, armadilhas diversas e redes de pesca diferenciada.
Copyright (c) 2021 Zacarias Augusto Rungo, Joaquim Gomes Andre Chitata
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores tem permissão e são encorajados a submeter seus documentos a páginas pessoais ou portais institucionais, antes e após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).
A revista é de livre acesso.
Licença Creative Commons - CC BY - NC
Permite
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material, contudo você deve dar o crédito apripriado e não pode usar o material para fins comerciais