A ATIVIDADE PESQUEIRA E OS IMPACTOS AMBIENTAIS NA LAGOA DE PARNAGUÁ-PIAUÍ-NORDESTE DO BRASIL
Resumo
A atividade pesqueira, desde os primórdios da vida em sociedade até os dias atuais, tem grande importância cultural, social, econômica e simbólica no tocante a relação sociedade e ambiente. A Lagoa de Parnaguá situa-se no extremo sul do Estado do Piauí e apresenta no âmbito atual a combinação de fatores antrópicos e ambientais afetando diretamente na atividade pesqueira. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo compreender a percepção dos pescadores com relação os impactos ambientais na Lagoa de Parnaguá. Foi utilizada uma metodologia qualitativa-quantitativa, com a utilização da observação direta, entrevista e questionários. Os resultados demostraram uma atividade pesqueira de pequena escala com a caracterização de pescadores-lavradores. Os pescadores perceberam mudanças na atividade pesqueira principalmente relacionada com a escassez hídrica no município, bem como, da necessidade de apoio dos governantes na realização dos projetos de revitalização da Lagoa de Parnaguá.
Autores tem permissão e são encorajados a submeter seus documentos a páginas pessoais ou portais institucionais, antes e após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).
A revista é de livre acesso.
Licença Creative Commons - CC BY - NC
Permite
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material, contudo você deve dar o crédito apripriado e não pode usar o material para fins comerciais