CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA E ESPACIAL DAS COMUNIDADES PESQUEIRAS DE SÃO JOSÉ DO NORTE/RS
Resumo
Esta pesquisa visou caracterizar as condições socioeconômicas e espaciais de 13 comunidades pesqueiras da zona rural, do município de São José do Norte, buscando compreender como ocorre a dinâmica da produção do seu espaço, quais os recursos e serviços essas comunidades possuem, e qual a diferenciação espacial entre elas. A metodologia empregada pautou-se na revisão bibliográfica, coleta de dados em secretarias municipais, colônia de pescadores Z2 e pelos dados adquiridos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE) e dos Mapas Estratégicos para Políticas de Cidadania (MOPS) 2017. Como resultado obtemos que a comunidade da 5ª Secção da Barra é a que mais se destaca na quantidade de habitantes, pescadores, serviços e infraestrutura, porém, eleva-se no número de pessoas com registro no cadastro único e que vivem em situação de pobreza. Já as comunidades do Passinho, Capivaras, Várzea, Barranco e São Caetano possuem uma infraestrutura fraca e dependente uma das outras, mas buscam o seu desenvolvimento por outros meios. E as comunidades do Cocuruto, Povoação da Barra, Pontal da Barra, Ponta Rasa, Arroio do Inhame, Retiro e Estreito, são as mais fracas e com poucos recursos de modo geral.
Palavras-Chave: Comunidades pesqueiras. São José do Norte. Caracterização. Produção do Espaço.
Autores tem permissão e são encorajados a submeter seus documentos a páginas pessoais ou portais institucionais, antes e após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).
A revista é de livre acesso.
Licença Creative Commons - CC BY - NC
Permite
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material, contudo você deve dar o crédito apripriado e não pode usar o material para fins comerciais