GESTÃO TERRITORIAL DA PESCA NA APA DA LAGOA VERDE/RS
Resumo
Esta pesquisa se fundamentou a partir da necessidade de visibilizar as comunidades pesqueiras e artesanais que coexistem no mesmo território da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa Verde, mas que são negligenciadas. A ausência de reconhecimento e inserção das comunidades nas tomadas de decisões dos recursos que integram seus modos de vida marcaram a tentativa de invisibilização do território pesqueiro e das práticas de gestão comunitárias. Assim, a pesquisa buscou avaliar as razões da ausência dos e das pescadoras artesanais na gestão da unidade e considerar melhorias na gestão territorial com a inserção desses sujeitos e sujeitas. A metodologia empregada foi de pesquisa qualitativa com as técnicas de entrevistas semiestruturadas e informantes chave, aliada às atividades de cartografia social e avaliação dos principais regramentos relativos à pesca dentro da unidade. Para amparar a pesquisa foi empregado De Paula (2018) para delimitar a dinâmica de um território pesqueiro e como se dá a gestão comunitária.
Copyright (c) 2024 Júlia Ribeiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores tem permissão e são encorajados a submeter seus documentos a páginas pessoais ou portais institucionais, antes e após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).
A revista é de livre acesso.
Licença Creative Commons - CC BY - NC
Permite
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material, contudo você deve dar o crédito apripriado e não pode usar o material para fins comerciais