O ENSINO DE GEOGRAFIA NO/DO TERRITÓRIO: A DIALÓGICA ENTRE A COMUNIDADE PESQUEIRA E A ESCOLA
Resumo
O presente artigo faz referência a um estudo em desenvolvimento com estudantes da Educação Básica. A escola está situada no território pesqueiro às margens do Estuário da Lagoa do Pato, em uma paisagem com muitas fragilidades sociais. Ao questionar o papel da escola, se reconhece a escola como um espaço privilegiado de luta, mesmo em um contexto que gera desigualdades. Para tanto, é essencial propor práticas de ensino que supere uma educação ingênua e acrítica que reproduz e reforça a exclusão social. Assim, criar possibilidades onde os alunos possam compreender e a indagar as contradições que os limitam na sociedade é tarefa essencial do educador que se propõe a uma educação transformadora. Torna-se um desafio a problematização e o aprofundamento do conhecimento do espaço, a partir do lugar em que vive. Para tanto, para entender a complexidade da sociedade contemporânea, é preciso conhecer, não acumulando informações, mas sim, compreendendo os processos, as dinâmicas e as relações sociais que se materializam o espaço em que vivemos, para refletir e construir possibilidades de intervenções e de ações no mundo, desde a escala local até global.
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