O ENSINO DE GEOGRAFIA NO/DO TERRITÓRIO: A DIALÓGICA ENTRE A COMUNIDADE PESQUEIRA E A ESCOLA

Palavras-chave: Ensino de Geografia. Práticas de Ensino. Território Pesqueiro.

Resumo

O presente artigo faz referência a um estudo em desenvolvimento com  estudantes da Educação Básica. A escola está situada no território pesqueiro às margens do Estuário da Lagoa do Pato, em uma paisagem com  muitas fragilidades sociais. Ao questionar o papel da escola, se reconhece a escola como um espaço privilegiado de luta, mesmo em um contexto que gera desigualdades. Para tanto, é essencial propor práticas de ensino que supere uma educação ingênua e acrítica que reproduz e reforça a exclusão social. Assim, criar possibilidades onde os alunos possam compreender e a indagar as contradições que os limitam na sociedade é tarefa essencial do educador que se propõe a uma educação transformadora. Torna-se um desafio a problematização e o aprofundamento do conhecimento do        espaço, a partir do lugar em que vive. Para tanto, para entender a complexidade da sociedade contemporânea, é preciso conhecer, não acumulando informações, mas sim, compreendendo os processos, as dinâmicas e as relações sociais que se materializam o espaço em que vivemos, para refletir e construir possibilidades de intervenções e de ações no mundo, desde a escala local até           global.

Biografia do Autor

Cristiano Quaresma de Paula, FURG/ PPGGEO

O presente artigo faz referência a um estudo em desenvolvimento com  estudantes da Educação Básica. A escola está situada no território pesqueiro às margens do Estuário da Lagoa do Pato, em uma paisagem com  muitas fragilidades sociais. Ao questionar o papel da escola, se reconhece a escola como um espaço privilegiado de luta, mesmo em um contexto que gera desigualdades. Para tanto, é essencial propor práticas de ensino que supere uma educação ingênua e acrítica que reproduz e reforça a exclusão social. Assim, criar possibilidades onde os alunos possam compreender e a indagar as contradições que os limitam na sociedade é tarefa essencial do educador que se propõe a uma educação transformadora. Torna-se um desafio a problematização e o aprofundamento do conhecimento do        espaço, a partir do lugar em que vive. Para tanto, para entender a complexidade da sociedade contemporânea, é preciso conhecer, não acumulando informações, mas sim, compreendendo os processos, as dinâmicas e as relações sociais que se materializam o espaço em que vivemos, para refletir e construir possibilidades de intervenções e de ações no mundo, desde a escala local até           global.

 

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121- bncc-ensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 jan. 2022

CALLAI, Helena Copetti. A formação do profissional da Geografia: o professor. Ijuí: Unijuí, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

KIMURA, Shoko. Geografia no Ensino Básico: questões e propostas. São Paulo: Contexto, 2010.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2009.

SACRISTÁN, José Gimeno. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso Editora, 2013.

SAHR, Wolf-Dietrich. Geografia crítica ou Geografia propositiva? Reflexões sobre conceitos e categorias geográficas na educação básica do Paraná. In: Encontro sobre o saber escolar e o conhecimento geográfico, 2., 2006, Ponta Grossa. Boletim de resumos. Ponta Grossa: UEPG, 2006. p. 27-34

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 2006.

VEIGA-NETO, Alfredo. É preciso ir aos porões. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 50, p. 267-284, 2012.

VESENTINI, José William. Realidades e perspectivas do ensino de Geografia no Brasil. In:VESENTINI, José William (Org). O Ensino de Geografia no século XXI. Campinas: Papirus, 2016.
Publicado
2024-02-26
Como Citar
Cruz Alvariz, C., & Quaresma de Paula, C. (2024). O ENSINO DE GEOGRAFIA NO/DO TERRITÓRIO: A DIALÓGICA ENTRE A COMUNIDADE PESQUEIRA E A ESCOLA. Mares: Revista De Geografia E Etnociências, 5(2), 41-52. Recuperado de https://revistamares.com.br/index.php/files/article/view/210