ESCREVENDO E ESCREVIVENDO COM AS MULHERES DA PESCA NA ILHA DA TOROTAMA
Resumo
Este estudo, com foco nas mulheres da Ilha da Torotama, destaca as diversas formas como elas se apresentam. Para compreender foi feito pesquisa exploratória onde as sujeitas apresentaram a problemática das mulheres na pesca, para elas é: conviver com um trabalho árduo, depender da natureza e receber remuneração insuficiente, invisibilidade do setor público e falta de reconhecimento do trabalho. Teórica e metodologicamente, o pós-estruturalismo é uma abordagem valiosa para esta pesquisa, pois permite compreender as mulheres como sujeitas ativas dentro do contexto territorial em que estão inseridas. A Escrevivência, conceito criado por Conceição Evaristo, consiste em expandir a escrita de si mesmo e das próprias vivências para incluir a história de outras pessoas, como no caso da pesca artesanal. Isso nos permite escolher quais vozes queremos que sejam ouvidas e como elas serão representadas. É importante considerar as vozes das mulheres que vivem o cotidiano, que enfrentam as realidades e dificuldades da vida na pesca, bem como aquelas que têm uma perspectiva que lhes permite interpretar e suavizar a realidade. Como resultados preliminares, estamos desenvolvendo cartografia social, grupo focal, no qual as sujeitas participam diretamente da escrita, pelo olhar de quem está presente vivenciando os conflitos.
Copyright (c) 2023 Rubilaine Borges da Costa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores tem permissão e são encorajados a submeter seus documentos a páginas pessoais ou portais institucionais, antes e após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).
A revista é de livre acesso.
Licença Creative Commons - CC BY - NC
Permite
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material, contudo você deve dar o crédito apripriado e não pode usar o material para fins comerciais