SUJEITOS SOCIAIS NA PESCA E AQUICULTURA

  • Diulha Prestes Lottermann Universidade Federal de Santa Maria
  • Thaimon da Silva Socoloski Universidade Federal de Santa Maria
  • Eduardo Schiavone Cardoso Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Pesca, Pescadores, Conflitos, Educação, Geografia

Resumo

Os conflitos territoriais e socioambientais em áreas pesqueiras estão relacionados às diferentes questões, atores e fatores, tais como áreas de expansão do turismo, impactos das hidrelétricas, especulação imobiliária, degradação ambiental, dentre outros. Tais conflitos variam de acordo com a realidade local onde estes sujeitos residem e resistem. Desta forma, tem-se como objetivo geral a discussão sobre os impactos destes conflitos nas comunidades pesqueiras. O texto estrutura-se em dois momentos, a saber: a) revisão bibliográfica sobre a temática, a partir da análise de dados destes conflitos e como estes impactam na vida dos trabalhadores e trabalhadoras da pesca e aquicultura; b) observações e discussões desenvolvidas com os estudantes na disciplina de “Geografia, Pesca e Aquicultura”, ofertada no primeiro semestre de 2022 para os cursos de Geografia – Licenciatura Plena e Bacharelado da Universidade Federal de Santa Maria, onde ficaram evidenciados situações de conflitos presentes ao longo do território brasileiro.

Referências

BARROS, Sávio; MEDEIROS, Alzira; GOMES, Erina Batista. Conflitos socioambientais e violações de Direitos Humanos em comunidades tradicionais pesqueiras no Brasil: Relatório 2021. Conselho Pastoral dos Pescadores. Olinda/PE, 2021.

CARDOSO, Eduardo Schiavone. Mar, pesca e aquicultura: elementos para o estudo de Geografia do Brasil. Departamento de Geociências, CCNE. Coleção Naturais e Exatas, UFSM. Santa Maria, 2012.

DE PAULA, Cristiano Quaresma. Conflitos por território na pesca artesanal brasileira. Rev. NERA. Presidente Prudente, v. 23, n. 51, pp. 180-204, Jan-Abr/2020.

DE PAULA, Cristiano Quaresma. Geografias da pesca artesanal brasileira. 1. ed. Porto Alegre: Compasso Lugar Cultura, 2023.

LIMA, Maria do Céu. Pesca artesanal, carcinicultura e geração de energia eólica na zona costeira do Ceará. Rev. Terra Livre. Dourado, v.2, n.31. Jul-Dez/2008.

RODRIGUES, Doriedson do Socorro. Saberes sociais e luta de classes: um estudo a partir da colônia de pescadores artesanais Z-16 – Cametá/Pará. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belém, 2012.

TOMÁZ, Alzení de Freitas; SANTOS, Gilmar. Conflitos Socioambientais e Violações de Direitos Humanos em Comunidades Tradicionais Pesqueiras no Brasil. Brasilia/DF. 2016. 104p.
Publicado
2024-02-15
Como Citar
Prestes Lottermann, D., da Silva Socoloski, T., & Schiavone Cardoso, E. (2024). SUJEITOS SOCIAIS NA PESCA E AQUICULTURA. Mares: Revista De Geografia E Etnociências, 5(1), 21-27. Recuperado de https://revistamares.com.br/index.php/files/article/view/203