UMA ESCOLA PARA VITÓRIA:
MEMÓRIA DE UM PROCESSO INSULAR E EMERGENCIAL DE ENSINO
Resumo
Este texto reporta-se a uma experiência em educação realizada ao longo do ano de 1992 e início de 1993 junto à comunidade de pescadores, agricultores e artesãos da Ilha da Vitória – município de Ilhabela – SP. No ano de 1992, levado a cabo pelo Projeto Cultural São Sebastião Tem Alma, foram desenvolvidas ações esporádicas de alfabetização de crianças, jovens e adultos da ilha. No início de 1993, com o apoio do Laboratório de Ciências Humanas, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo SP, estas ações se ampliaram e culminaram com um esforço concentrado de alfabetização durante dois meses. O texto inicia-se com a apresentação e caracterização da Ilha da Vitória, segue com os antecedentes da questão educacional na ilha, o projeto e as ações realizadas e finaliza com um relato dos desdobramentos do trabalho desenvolvido. Recuperar essa experiência, trinta anos depois, tem o objetivo de registrar o processo desencadeado e refletir sobre sua relevância.
Referências
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LUTFY, Eulina Pacheco; SEABRA, Manoel; PONTUSCHKA, Nídia Nacib. Rua e Escolas: Compassos. In: PONTUSCHKA, Nídia Nacib (Org.) Ousadia no Diálogo: Interdisciplinaridade na escola pública. São Paulo: Edições Loyola, p.143-185, 1993.
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