SEMEANDO O SABER, ADQUIRINDO O PODER
OFICINAS DE FORTALECIMENTO DAS COMUNIDADES PESQUEIRAS DE UBATUBA / SP
Resumo
Este artigo tem como objetivo detalhar as atividades realizadas pelo projeto “Fortalecimento das Comunidades Pesqueiras” que tem sua área de atuação no município de Ubatuba-SP, e é realizado pelo Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT), com parceria da Coordenação Nacional de Comunidades Tradicionais Caiçaras (CNCTC) e da Associação dos Moradores da Almada (AMA). Por meio de oficinas de formação coletiva intituladas de “Semeando o saber, adquirindo o poder”, uma equipe de técnicos, lideranças comunitárias e pescadores(as) aprenderam juntos sobre leis e normativas assim como as principais ameaças relacionadas à pesca artesanal. Destaca-se nesse processo a atual disputa na elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Marinha do Litoral Norte (APAMLN) do Estado de São Paulo. O objetivo principal do projeto é empoderar as comunidades pesqueiras para atuação da luta pelos seus direitos.
Referências
BRASIL, 2007. Decreto n° 6.040, de 7 de fevereiro de 2007. Instituiu a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Disponível em:
DIEGUES, A.C.S. Diversidade biológica e culturas tradicionais litorâneas: o caso das comunidades caiçaras, São Paulo, NUPAUB-USP, 1988. Série Documentos e Relatórios de Pesquisa, n. 5.
__________. A pesca construindo sociedades: leituras em antropologia marítima e pesqueira. São Paulo. Editora do Núcleo de Apoio à pesquisa sobre populações humanas e Áreas úmidas Brasileiras. 2004.
DIONNE, Hugues. A pesquisa-ação para o desenvolvimento local. Brasília: Liber Livro Editora, 2007. (Série pesquisa v. 16).
FREIRE, Paulo; NOGUERIA, Adriano. Que fazer: teoria e prática da educação popular. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1993.
SANTOS, Boaventura de Sousa (2006), A gramática do tempo. Porto: Afrontamento.
VIANNA, Lucila Pinsard; XAVIER, Luciana Yokoyama. A APA Marinha do Litoral Norte (APAMLN) de São Paulo: do conflito à gestão participativa. In: BENSUSAN, N. e PRATES, A. P. L. (editoras). A Diversidade cabe na Unidade? Áreas Protegidas no Brasil. Editora IEB Mil Folhas. 2014.
Autores tem permissão e são encorajados a submeter seus documentos a páginas pessoais ou portais institucionais, antes e após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).
A revista é de livre acesso.
Licença Creative Commons - CC BY - NC
Permite
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material, contudo você deve dar o crédito apripriado e não pode usar o material para fins comerciais