LAÇOS DE CIDADANIA
FORMAÇÃO DE REDES SOLIDÁRIAS E PRESERVAÇÃO DE SABERES TRADICIONAIS NO LITORAL PIAUIENSE
Resumo
Esse trabalho se propõe a apresentar as atividades desenvolvidas pelo Programa de Extensão Laços de Cidadania na cidade de Parnaíba, bem como demonstrar a importância de iniciativas como essa para a preservação dos saberes tradicionais, geração de renda, sustentabilidade e a troca de saberes. O programa, por meio da feira, encontro Entrelaços e das atividades culturais e formativas, visa consolidar e fortalecer a Rede Solidária entre a comunidade pesqueira, os artesãos, os agricultores familiares e a sociedade parnaibana, e daqueles que visitam esta região por meio de iniciativa inovadora na cidade que proporcione o crescimento da renda, das condições e da qualidade do trabalho das famílias envolvidas, promovendo ainda a segurança e a soberania alimentar para o exercício pleno da cidadania. O público beneficiado pelas ações do programa compreende os municípios de Parnaíba e Ilha Grande, em especial as associações de pescadores, catadores de caranguejo, marisqueiras, manjubeiros, artesãos e agricultores familiares. O programa atua desde de 2014 e já ocorreram desde de sua fundação muitos bons frutos no que diz respeito a construção da rede solidária no litoral piauiense.
Referências
SINGER, Paul. A recente ressurreição da economia solidária no Brasil. Produzir para viver: os caminhos da produção não capitalista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v. 2, 2002.
MANCE, Euclides André. Redes de Colaboração Solidária. Petrópolis, Ed. Vozes, 2002.
GADOTTI, Moacir. Economia solidária como práxis pedagógica. Produção de terceiros sobre Paulo Freire. São Paulo: Série Livros, 2009.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Pesquisa Nacional por amostra de domicílios contínua: Rendimento de todas as fontes 2017. Rio de Janeiro, 2018. Disponivel em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/dfeaf40d4002b0dc82313d93f9003b32.pdf. Acesso em: 25 de jul. 2019.
PEREIRA, Bárbara Elisa; DIEGUES, Antonio Carlos. Conhecimento de populações tradicionais como possibilidade de conservação da natureza: uma reflexão sobre a perspectiva da etnoconservação. Desenvolvimento e Meio ambiente n. 22, p. 37-50, jul./dez. 2010.
Autores tem permissão e são encorajados a submeter seus documentos a páginas pessoais ou portais institucionais, antes e após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).
A revista é de livre acesso.
Licença Creative Commons - CC BY - NC
Permite
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material, contudo você deve dar o crédito apripriado e não pode usar o material para fins comerciais