MAPEAMENTO DE CONFLITOS AMBIENTAIS ENVOLVENDO PESCADORES(AS) ARTESANAIS
PERCEPÇÕES SOBRE A PROPOSTA
Resumo
Busca-se no trabalho apresentar a proposta de mapeamento de Conflitos Ambientais envolvendo pescadores e pescadoras artesanais na zona costeira, por meio de metodologias participativas, organizado pelo Laboratório Interdisciplinar MARéSS – Mapeamento em Ambientes, Resistência, Sociedade e Solidariedade da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
A análise aqui discutida é fruto da reflexão de uma pescadora artesanal, que atua como educadora ambiental e liderança, de uma doutoranda e educadora ambiental e de parte das pesquisadoras responsáveis pela organização do Mapeamento dos Conflitos Ambientais envolvendo Pescadores(as) Artesanais na Zona Costeira. Foram analisados os aspectos positivos e os possíveis desafios no processo, por meio de uma análise crítica sobre o WebSIG, tanto na perspectiva daqueles que contribuíram com o mapeamento como colaboradoras, como daquelas que participaram de sua organização. Vislumbra-se como principal objetivo conseguir mapear conflitos ambientais, para conferir uma maior visibilidade às lutas e às r-existências vivenciadas pelas comunidades de pesca artesanal, na defesa por seus meios de vida.
Referências
Copyright (c) 2021 Naetê Barbosa Lima Reis Naetê Reis, Angeline da Conceição Lopes, Juliana Conti Hubner , Andrine da Silva Longaray , Gracieli Trentin , Marília Silva da Costa

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores tem permissão e são encorajados a submeter seus documentos a páginas pessoais ou portais institucionais, antes e após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).
A revista é de livre acesso.
Licença Creative Commons - CC BY - NC
Permite
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material, contudo você deve dar o crédito apripriado e não pode usar o material para fins comerciais